Quem sou eu

Trabalho desenvolvido para a disciplina Pesquisa Social em Saúde da Universidade de Brasília. Tema: Representações sociais Prof. Miguel Ângelo Montagner

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ensino superior Público X Privado ... Até onde vale essa "guerra"?

Vivemos uma época de expansão das faculdades particulares, sobretudo daquelas à distância. Essa expansão tem origem nas leis que facilitam a implantação dessas instituições, e dos sistemas de financiamento do governo, como FIES e PROUNI. À medida que cresce o número dessas faculdades, cresce também a valorização simbólica em torno da faculdade pública, de modo que os estudantes destas constantemente reafirmam o valor e a qualidade das mesmas. Frases como “Hi ... foi mal, a minha é federal!” podem parecer algo sem importância, mas elas tem forte poder de enriquecimento simbólico.

Essa é uma questão complicada, porque ao mesmo tempo que ela é necessária, também criou algo destrutivo, que é o preconceito com alunos de faculdades particulares. A meu ver essa valorização simbólica é necessária para fortalecer a instituição pública, nesse sentido, o diploma de uma faculdade pública “falar mais alto” (a menos a princípio) que de uma particular a meu ver de certa maneira é importante, ainda que em certos casos essa valorização seja muito mais simbólica que concreta.

No entanto, tenho percebido que isso tem criado certo preconceito com os alunos das faculdades particulares, a coisa está saindo do campo da afirmação e partindo para o campo do sectarismo. Isso fica bastante evidente no comportamento dos estudantes de faculdades privadas, que sempre costumam ressaltar o quanto sua faculdade é difícil e boa. É preciso colocar as questões em pratos limpos, no geral as faculdades públicas são melhores, isso é indiscutível, basta comparar a pesquisa e extensão existente nas públicas em relação às particulares. Mas essa valorização está tomando um caráter preconceituoso, de modo que as pessoas duvidam da capacidade de um aluno da particular, os próprios alunos do ensino superior privado sentem vergonha de onde estudam. Duvida? Pergunte a uma pessoa qual curso ela faz, se ela estuda na pública muito provavelmente vai responder: Ex: “Faço nutrição na UFBA!” Se ela for da particular vai dizer: “Faço nutrição!”. Ou seja, ela não diz o nome da faculdade. Eu já presenciei situações de a pessoa ficar constrangida em dizer onde estuda, isso é complicado.

Estudar em faculdade pública não é sinônimo de maior inteligência ou capacidade, alguns cursos de baixa concorrência por exemplo é bastante fácil entrar. Sem contar que tem um monte de gente que se forma aos trancos e barrancos, alguns na base da pesca, outros fazendo final em quase todas as disciplinas, outros comprando trabalhos e a monografia na internet, e por ai vai. A instituição ajuda bastante, fato, mas não define a qualidade de nenhum profissional.

O recado que deixo então para ambas as partes é o seguinte. Se você estuda na instituição privada, por favor, não fique ressaltando que seu curso é difícil, isso é chato e só mostra o quanto você está insatisfeito lá. Para os estudantes das faculdades públicas, não menosprezem os alunos do ensino privado, futuramente um deles pode ser seu patrão, quem sabe?

É isso ... se leu clique em uma das reações ou comente.
Disponível em http://phoris.blogspot.com - 14 de abril de 2011
Postado por Lucas Lobato de Souza

5 comentários:

  1. Atualmente existe uma grande rivalidade entre universidades publicas e privadas. Ambas querem mostrar que seu ensino é melhor e os seus alunos terão uma melhor chance entrar no mercado de trabalho. A prova do ENADE, exame que avalia cursos superiores, se tornou um campo de guerra, onde faculdades públicas querem se manter como as melhores no Brasil e as particulares não querem ficar para trás.

    ResponderExcluir
  2. O grande problema é que o governo apoia de um jeito q so beneficia a eles! o governo tem que prestar atenção no que investe! saber se o dinheiro vai pra educação mesmo e todos sabem que isso não acontece

    ResponderExcluir
  3. Olha...
    como estudante de universidade pública eu concordo em partes com o texto. Porém, eu acredito que o texto está tendencioso para o lado da universidade pública. O texto deveria ter sido de maneira impacial. Quando deixa sua opinião de forma tão gritante leva à um possível viés na sua pesquisa. Deixo a dica ai pra vocês tentarem demonstrar de forma mais profunda os dois lados e serem imparcias, de modo que o LEITOR escolha, sem ser influenciado para X ou Y. tá okay?

    ResponderExcluir
  4. Quanto à análise do texto, eu acredito que existam tão boas universidade particulares como públicas. Nas particulares, existe sim ensino, pesquisa e extensão. O grande problema é que se confunde o conceito de FACULDADE e de UNIVERSIDADE. Embora as universidade públicas possuam maior renome em relação as particulares, tem-se a questão não só a questão institucional já que em contrapartida ao ensino de maior qualidade, junto com a pesquisa e a extensão nós temos ai a questão de sucateamento de intrumentos de trabalho, como laboratórios e livros, bem como do próprio ambiente físico das salas de aula das Universidades Federais. Em termos de estrutura, laboratórios e material didático, algumas instituições particulares tem maior qualidade que as públicas. Ainda temos a questão do próprio aluno. Depende grandemente do interesse do aluno em buscar conhecimento, afinal todos têm deficiências em algumas áreas, e precisam buscar por conta própria sanar esses problemas. a nota do ENADE diz muito sobre a questão institucional, mas será que ela de fato avalia todo o contexto que o ensino superior abrange? Fica ai o questionamento...

    PS: a crítica acima foi minha. Só esqueci de identificar-me.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com o Fellipe Ferreira, vários fatores devem ser considerados ao se avaliar a qualidade do ensino superior público e privado, fatores esses que apenas com as notas do ENADE não são suficientes para uma avaliação eficaz dessa questão. E vale lembrar também que a Universidade/Faculdade não define o aluno como sendo um futuro profissional bom ou ruim. Pelo contrário, creio que o graduando seja o responsável pelo seu próprio nível como profissional, fazendo isso através do seu empenho ao estudar e buscar novas informações para conhecimento próprio. Isso sim é o principal fator que vai diferenciar os melhores profissionais no mercado de trabalho.

    E quanto ao Anônimo que disse que a pesquisa pode ter um viés devido a parcialidade do autor para um dos lados, só queria esclarecer que esse texto não é de nenhum dos integrantes do grupo da pesquisa, mas apenas um texto de um outro blog (tem a referência lá, abaixo da postagem)que eu quis expor, para gerar essa discussão!!!
    OBS: A nossa pesquisa ainda não foi divulgada no blog. Esses textos tem apenas a função de gerar um debate inicial a cerca do tema.
    Até terça feira da semana que vem divulgarei, aqui no blog, a pesquisa realizada pelo meu grupo.

    Obrigado a todos que estão nos acompanhando!!

    Att. Lucas Lobato

    ResponderExcluir